[Suporte] Lentidão de Acesso

O Teste de Velocidade apresentado no sistema é um API com o Speedtest.net.

O resultado é atualizado de hora em hora de acordo com as informações que são obtidas do API. 

Na Dashboard, é possível verificar qual rota e horário foi feito o último teste.

 

Ao relatar lentidão de acesso será necessário alguns testes para verificar a origem do problema.


Equipamentos necessários:
- Notebook
- Celular
- Conta HotSpot com acesso banda liberado

ETAPAS:

01) SpeedTest [Link]


Esse teste visa adiantar um possível problema no Link.


Ação : WEBSPOT | CLIENTE
Nível : 01

- Verificar na Dashboard do GDI o resultado do SpeedTest dos links. Caso algum link apresente velocidade abaixo do contratado pode ser uma origem do problema, entrar em contato com o provedor e informar velocidade entregue abaixo do esperado. 



02) Teste de Velocidade [Rede Local]

Esse teste de velocidade deve ser realizado cabeado nos switch até o local da reclamação, para eliminar o fator sinal WiFi.

Ação : CLIENTE
Nível : 01
Teste: Cabeado e WiFi no Local que apresenta lentidão
Link: http://$GATEWAY:1001/speedtest (usar o da rede que está conectado)

a) Teste porta WebSpot

- Plugar o notebook diretamente na saída LAN 2 da WebSpot e fazer o teste de speedtest local http://10.125.128.1:1001/speedtest esse teste não depende de internet e irá medir a velocidade do equipamento em teste até o Appliance WebSpot. Caso esteja com hotspot ativo, utilizar uma conta sem controle. O recomendado é obter no mínimo velocidades de 600MB em uma rede /1000.

b) Teste Switch

- Plugar o notebook diretamente nos switch para verificar a velocidade desse ponto

Esse teste de velocidade em caso de lentidão no WiFi deve ser realizado cabeado nos switch até o local da reclamação, para eliminar os fatores do sinal WiFi.

c) Teste WiFi

- Conectar o notebook no wifi e realizar o teste de velocidade localmente. Essa velocidade encontrada é o máximo que o cliente irá encontrar para se conectar na internet independente da velocidade liberada.
- Fazer o teste próximo a antena e também distante, como dentro do uh por exemplo e até onde teve reclamação

Você deve realizar o teste pelo ip local e também pelo fast.com e speedtest.net para ter comparação dos resultados



03) Reiniciar Access Point

Ação : CLIENTE
Nível : 01

Caso os teste de velocidade em rede local apresentem baixa velocidade no WiFi o problema se encontra na rede local e recomendamos a reinicialização das antenas mais próximas do local do teste.



04) Reiniciar Switch

Ação : CLIENTE
Nível : 01

Caso os teste de velocidade em rede local apresentem baixa velocidade e a reinicialização das antenas não melhores a velocidade é solicitado para reiniciar o switch para verificar algum travamento na distribuição.


05) Teste conectado de velocidade [Modem]

Caso todos os testes apresentem velocidades dentro do esperado é solicitado um teste diretamente no link de internet.

O teste pode ser feito no fast.com e speedtest.net

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