[Suporte] Tutorial Chamados

Tutorial GDI - Manual de Suporte

Preparamos um guia com as soluções para os chamados mais comuns e também com o caminho no nosso sistema para você aprender a monitorar e identificar os problemas na sua rede antes de abrir um chamado com a Webspot.

Sumário
1. Abrindo Chamado / Casos mais comuns
2. Dashboard
3. HotSpot
4. Criando uma Conta
5. Conhecendo a tela de login
6. Queda de energia ou desligamento indevido

Abrindo Chamado / Casos mais comuns

a) Lentidão ou falta de conexão

Ao notar um problema ou receber um questionamento de um usuário o primeiro passo é verificar a dashboard e os status dos links, cabos, velocidade e antenas.
Ao clicar nas antenas você poderá ver se ela está funcionando e em qual local ela está instalada.
Se próximo ao local da reclamação uma antena estiver offline, basta avisar ao técnico local.
Se for uma questão de link offline ou velocidade reduzida no campo link. Verifique qual link apresenta lentidão e entre em contato com provedor.
Segundo passo é acessar a listagem de "Contas conectadas" (rede hotspot>contas conectadas). Usar o campo "Search" para digitar o apartamento que está questionando a internet (exemplo: 510, 302, 803) e verificar se existem dispositivos naquela conta já conectados no wifi.



b) Não abre a tela de login
Se o hóspede não consegue abrir a tela de login, oriente para que ele selecione a rede do hotel, abra uma aba em um navegador e digite o ip da rede hóspede (rede wifi): 10.125.128.1:1881
Caso não obtenha conexão você poderá liberar o MAC dele no "Liberar Host"


2. Dashboard

Essa é a nossa página inicial. A página responsável pelo monitoramento da sua rede, um diagnóstico da sua internet.

Dividida por 8 quadradinho: Access Point, Links, Cabos, Speed Test, Usuários Conectados, Logins Hoje, Total de Usuários e Publicidade Mês.


Cada etapa desse diagnóstico precisa estar 100% para sua rede estar fornecendo uma boa experiência para o hóspede.

No fim da página "Dashboard" Você encontra a velocidade de cada link contratado no hotel


Muitas vezes quando um hóspede relata lentidão ou dificuldade de conexão a resposta já está nessa página.
Caso uma antena ou um link estejam offline o próprio sistema vai te sinalizar através da cor e dos números. Basta avisar ao seu TI local para verificar a antena no andar ou entrar em contato com o provedor de internet (Claro, Oi, Vivo...) por lentidão.
Antes de entrar em contato conosco, verifique sua dashboard. Nós iremos te perguntar essas informações.

3. HotSpot

A aba "HotSpot" será a mais usada na rotina. Lá você encontra todas as contas de hóspede, eventos, colaboradores ou qualquer outra que necessite acesso a internet através do login do WiFi.

Cartão de consumo: Número provisório gerado para um visitante. alguém que não esteja hospedado no hotel e nem participando de um evento.
Conta: Digital na busca o número do quarto que quer ver dados ou da conta de evento para visualizar as informações como "nome" e "Senha"
Contas Conectadas: Lembra lá na dashboard aquele número de contas conectadas? Aqui você encontrar quem são essas contas e esses dispositivos
Criar Conta: Criar novas contas de evento, provisório ou colaborador, por exemplo. Após criada ela passa a integrar a "Lista de Contas"
Liberar Host: Liberar O MAC do dispositivo direto na rede. Pode ser para aparelhos do hotel como Smart TV e tablets, ou para equipamento do hóspede que não abram a tela de autenticação (Que você insere login e senha). Basta cadastrar o número MAC e uma identificação e o equipamento já estará com acesso a internet.
Lista de Contas: quantidade também existente na dashboard. Aqui você encontrar todas as contas de apartamento e criadas manualmente para evento, colaboradores e etc. Você pode ver a configuração do grupo, nome e senha.



4. Criando uma nova Conta

Quando criamos uma conta precisamos inserir "Conta" que equivale ao "Login" e senha.
O segundo passo é definir um perfil para essa conta. Basta selecionar nas opções o que mais se encaixa nos eu caso.
Ex: hóspede, evento, colaborador.


5. Conhecendo a Tela de Login

Para logar um dispositivo na rede você precisa selecionar a rede de hotel e aguardar que apareça a tela de autenticação.
Caso essa tela não apareça, volte ao ponto 1 desse manual

Na maioria dos hotéis existem 3 perfis: hóspede, visitante e eventos.
A pessoa seleciona o seu perfil, aceita os termos de uso de acordo com as leis vigentes e insere os seus dados.




6. Queda de luz ou desligamento indevido 

Se o equipamento tiver um desligamento repentino indevido ele pode entrar em modo de segurança. Isso pode acontecer por desligamento manual ou um desligamento por queda de luz.
Caso ele entre em modo de segurança aparecerá essa tela:



Clique na setinha no campo ações para restaurar as configurações e o banco de dados do seu equipamento.
Irá aparecer essa mensagem:



Clique em recuperar e guarde alguns minutos para que o sistema faça a recuperação.
Tente novamente acessar o sistema e conferir que toda a configuração voltou ao normal.

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