Tutorial MyGuest

Tutorial MyGuest - Manual do Usuário

Preparamos um guia com os principais pontos de utilização para a configuração e edição.

1. Tipos de ícone
 1.1 - Tipo Link
 1.2 - Tipo Texto
 1.3 - Tipo Menu
 1.4 - Tipo Arquivo
2. Publicidade
3. Informações do Hotel
4. Mídias Sociais
5. Avaliação
6. Agendamento
7. Cardápio
 7.1 - Criar Cardápios
 7.2 - Criar Grupo
 7.3 - Cadastrar itens 
8. TV
 8.1 - Canais de TV
 8.2 - Chromecast
 8.3 - Controle Remoto
9. Chats
10. Governança
11. Programação
12. Menus Extras
13. Outro Idioma


1 - Tipos de Ícones

No sistema MyGuest existem três configurações de tipos para os ícones que os hóspedes acessam. Tipo Menu, Texto e Link. 

1.1 - Tipo Menu

O ícone tipo Menu deverá ser utilizado quando se deseja utiliza-lo como menu pai para adicionar a este um conjunto de ícones. Semelhante a uma pasta que você guarda outras informações.

Os campos a serem configurados neste tipo de menu são:

Nome (Título do ícone)
Ordem (Posição que o ícone aparecerá na dashboard ou dentro de um menu)
Idioma (A página correspondente ao idioma que este ícone aparecerá)
Menu Pai (Quando não foi um ícone para dashboard, selecionar o menu)
ícone (Onde será selecionado ou adicionado o ícone desejado)
Restrito para acesso somente do hóspede na casa ou aberto para hóspede que ainda não fez check-in
Status (Onde é possível ativar ou desativar um ícone, ícones desativados não aparecerão para o hóspede)


1.2 - Tipo Texto

O ícone tipo texto pode ser construído inteiramente dentro do sistema. Em um campo de fácil configuração será possível digitar as informações do hotel com edição de cor, fonte, tamanho e outras. Também a inclusão de tabelas e imagens junto ao texto.  

Os campos a serem configurados neste tipo de menu são:

Nome (Título do ícone)
Ordem (Posição que o ícone aparecerá na dashboard ou dentro de um menu)
Idioma (A página correspondente ao idioma que este ícone aparecerá)
Menu Pai (Quando não foi um ícone para dashboard, selecionar o menu)
ícone (Onde será selecionado ou adicionado o ícone desejado)
Target (Escolha se o texto abrirá em uma nova página como nova aba ou como popup em mesma aba)
Restrito para acesso somente do hóspede na casa ou aberto para hóspede que ainda não fez check-in
Status (Onde é possível ativar ou desativar um ícone, ícones desativados não aparecerão para o hóspede)

1.3 - Tipo Link

O ícone tipo link deverá ser utilizado quando a informação estiver em um link já existente que o hotel deseje dar acesso ao hóspede. Funcionará como um atalho para que o hóspede acesse o determinado link. 

Os campos a serem configurados neste tipo de menu são:

Nome (Título do ícone)
Ordem (Posição que o ícone aparecerá na dashboard ou dentro de um menu)
Idioma (A página correspondente ao idioma que este ícone aparecerá)
Menu Pai (Quando não for um ícone para dashboard, selecionar o menu que irá abrir o ícone. Semelhante a uma pasta)
Link (Onde será configurado o link destino)
ícone (Onde será selecionado ou adicionado o ícone desejado)
Target (Escolha se o link abrirá em uma nova aba ou na mesma aba)
Restrito para acesso somente do hóspede na casa ou aberto para hóspede que ainda não fez check-in
Status (Onde é possível ativar ou desativar um ícone, ícones desativados não aparecerão para o hóspede)

1.4 - Tipo Arquivo

Nome (Título do ícone)
Ordem (Posição que o ícone aparecerá na dashboard ou dentro de um menu)
Idioma (A página correspondente ao idioma que este ícone aparecerá)
Menu Pai (Quando não for um ícone para dashboard, selecionar o menu que irá abrir o ícone. Semelhante a uma pasta)
Arquivo (Onde você vai carregar o arquivo em pdf - selecione do seu próprio computador)
ícone (Onde será selecionado ou adicionado o ícone desejado)
Restrito para acesso somente do hóspede na casa ou aberto para hóspede que ainda não fez check-in
Status (Onde é possível ativar ou desativar um ícone, ícones desativados não aparecerão para o hóspede)


2 - Publicidade

No sistema MyGuest é possível criar banners publicitários para informar seus hóspedes. 

Os banner publicitários podem ser configurados para estarem presentes em diferentes páginas, dias e horários e até mesmo podendo estar vinculados a um link caso o hóspede clique no mesmo.

Os campos a serem configurados neste tipo de menu são:

Nome (Título do ícone)
Banner (Campo para upload da arte)
Menu (Página em que aparecerá esse banner)
Idioma (A página correspondente ao idioma que esta imagem aparecerá)
Link (Onde será configurado o link destino)
Target (Escolha se o link abrirá em uma nova aba ou na mesma aba)
Status (Onde é possível ativar ou desativar um ícone, ícones desativados não aparecerão para o hóspede)
Dias e horas que ficará visível para o hóspede

3 - Informações do Hotel.

Tudo de mais comum em termos de serviços em hotel foi contemplado em menus para ajudar na criação da informações. Todos os menus em informações do hotel seguem o tipo texto (ver itens 1.2). Com exceção do extrato que dependerá de integração com sistema hoteleiro. Caso o hotel possua outros serviços não contemplados no menu criar como extra (ver item 10)



4 - Mídias Sociais.

Contemplamos as principais mídias sociais utilizados por hotéis hoje no menu. a Construção é tipo link (ver item 1.1) Caso o hotel possua outras mídias sociais as mesmas podem ser criadas como extra (ver item 10)



5 -  Avaliações

No menu avaliações o hotel poderá optar por utilizar avaliações públicas como TripAdvisor e Google Meu Negócio (construção tipo link item 1.1) ou utilizar a ferramenta GoSurvey da WebSpot, onde será construída uma avaliação que o hóspede pode fazer durante a hospedagem. 



6 - Agendamento - EM ATUALIZAÇÃO

Para ativar agendamento no hotel primeiro será necessário criar o item de agendamento e depois as áreas que deseja ativar essa funcionalidade. 

O item será criado como tipo menu e as áreas devem ser cadastradas separadamente. 

Ao Criar uma área você terá as seguintes opções:

Nome (Título do ícone)
Idioma (A página correspondente ao idioma que este ícone aparecerá)
Antecedência (Número de dias antes da data desejada que o agendamento poderá ser efetuado)
Fechado (Marcar dias de não funcionamento)
Horário (Marcar horário de funcionamento da área ou serviço)
Intervalo (Tempo máximo que as pessoas agendada poderão permanecer na área ou serviço)
Imagem (Upload de imagem da área ou serviço)

7 - Cardápio

Para ativar o cadastro o primeiro passo será criar o item de cardápio em menu. Depois será necessário seguiR a ordem de Cardápio > Grupo > Item.

7.1 - Cardápio 

Crie ilimitados cardápios como, por exemplo, restaurante, cartas de vinho, bar da piscina de acordo com as necessidades do seu hotel. Na criação do cardápio você poderá configurar as seguintes opções:

Nome (Título do cardápio)
Idioma (A página correspondente ao idioma que este ícone aparecerá)
Aberto (Marcar dias de funcionamento)
Observação (Caso queira escrever algo informativo ao cliente)
Horário (Marcar horário de funcionamento da área ou serviço)
Solicitação Online (Marcar caso o cardápio tenha essa opção)
Restrito (Para o hóspede colocar nome e apartamento pra fazer o pedido com identificação)
Habilitar imagem (Para aparecer foto ou não no cardápio)
Imagem (Upload de imagem representativa do cardápio)
Ativar ou Desativar

ATENÇÂO: para ativar a função solicitação o ícone deve estar com a configuração Restrito ativado

7.2 - Criar Grupo

Crie grupos para organizar os itens de seu cardápio. Escolha o nome a ordem e idioma do grupo. 
A ordem será sempre como o grupo vai aparecer para o hóspede.

7.3 - Item.

Crie os itens de seu cardápio. Você poderá seguir com as seguintes configurações:

Nome (Nome do item)
Descrição (Descrição do item)
Cardápio (Marque o cardápio que aquele item ficará disponível)
Código PDV (Código pdv do item)
Detalhe(Caso queira colocar algum detalhe além da descrição do prato)
Valor (Preço do prato em reais)
Valor promocional (Preencher caso deseje proporcionar o item, escrever valor final, sistema calcula porcentagem)
Valor do serviço (caso seja aplicável)
Destaque (Marcar caso deseja dar destaque ao item no início do cardápio)
Observação (Caso a pessoa possa fazer observações sobre o item que está solicitando)
Ordem (Escolher a ordem que o prato aparecerá dentro do seu grupo)
Grupo (Escolher dentre os grupos criados em qual o item ficará)
Idioma (A página correspondente ao idioma que este ícone aparecerá)
Imagem (Upload de imagem representativa do cardápio)

7.4 - Adicional Grupo

Você poderá seguir com as seguintes configurações:

Adicional Grupo (Nome do item)

Ordem (Escolher a ordem que o grupo aparecerá junto ao item)

Limite (Quantos itens dentro desse grupo o hóspede pode escolher)

Chave (Escolha entre único ou múltiplo)

7.5 - Adicional

Você poderá seguir com as seguintes configurações:

Adicional (Nome do item)

Código PDV (Código pdv do item)

Grupo (Qual grupo adicional esse item pertence)

Valor (Caso o item tenha valor extra, se não tiver pode zerar) 

Taxa (Caso seja cobrado taxa de serviço sob o item)

Item (Qual prato do cardápio este adicional está vinculado)

Ordem (Ordem deste item dentro do grupo adicional) 

OBS: Caso o adicional esteja disponível em mais de um prato do cardápio, é preciso criar um adicional por prato.



8 - TV

Existem 3 funções diferentes para TV, duas delas são integração com outros produtos WebSpot. 

8.1 - Grade de canais

Crie sua lista de canais de forma facilitada e com logo dos canais. Após criar o menu que representa os canais, ir até botão roxo Canais para  criar. Na lista selecione o número do canal, o nome, o idioma do canal se brasileiro ou estrangeiro e em imagem carrega a logo do mesmo.



8.2 - Integração com produto WebCast, menu só deve ser ativado caso o hotel também possua esse produto cadastrado. Funcionará como um atalho para o hóspede conectar-se a sua TV. 

8.3 - Funcionalidade para utilizar o celular como controle remoto. Disponível apenas para AndroidTV.

9 - Chats

A funcionalidade do chat pode ser configurada como canal para comunicação com o hóspede. Existem duas possibilidades de configuração. Uma com a ferramenta TalkTwo e outra com integração WhatsApp. Ambas podem ser configuradas com diferentes usuários e avatares. 

A primeira configuração será feita pela equipe WebSpot e depois o hotel poderá configurar seus usuários escolhendo o nome da área, uma mensagem, dias e horários de atendimento e o avatar. 



10. Governança

10.1 - Ocorrência

Este item é para quem possui o produto WebGov. Nesse caso é só preencher as configurações do ícone que ele já ficará pronto para acesso do hóspede

Nome (Nome do item)

Ordem (Ordem que irá aparecer para o hóspede)

Idioma (O idioma que está configurando)

Ícone (O ícone em SVG)

Menu pai (Se ficará configurado dentro de um outro ícone configurado como menu)

Restrito (Se é restrito ao acesso somente dos hóspedes. Pedirá o apartamento e nome para acessar)

Status (Se está ativo ou não)

10.2 -Solicitação

Este item é para quem possui o produto WebGov. Nesse caso é só preencher as configurações do ícone, depois ir até o WebGov e acrescentar as informações que o hóspede pode pedir, que ele já ficará pronto para acesso no MyGuest.

Nome (Nome do item)

Ordem (Ordem que irá aparecer para o hóspede)

Idioma (O idioma que está configurando)

Ícone (O ícone em SVG)

Menu pai (Se ficará configurado dentro de um outro ícone configurado como menu)

Restrito (Se é restrito ao acesso somente dos hóspedes. Pedirá o apartamento e nome para acessar)

Status (Se está ativo ou não)

11. Programação

11.1 - Atividade

Atividade (Nome da atividade)

Limite (Limitar a quantidade de pessoas que podem participar da atividade)

11.2 - Atividade Grupo

Grupo (Inerir nome do grupo, exemplo: Adulto/Infantil)

Imagem (Inserir a imagem no lápis)

11.3 - Localização

Localização (Inserir a localização que a atividade irá acontecer)

11.4 - Programação

Irá unir todas as informações que foram configuradas anteriormente para montar o calendário de atividade para o hóspede visualizar

Grupo (Escolha dentre os grupos configurados qual irá ficar a atividade)

Atividade (Escolha dentre as atividades configuradas)

Localização (Escolha dentre as localizações configuradas)

Frequência (Escolha se é uma atividade constante ou variável)

Data Início - Data Fim (Quando começa e quando termina a a atividade)

11.5 - Menu

Nome (Nome do item)

Ordem (Ordem que irá aparecer para o hóspede)

Idioma (O idioma que está configurando)

Ícone (O ícone em SVG)

Menu pai (Se ficará configurado dentro de um outro ícone configurado como menu)

Restrito (Se é restrito ao acesso somente dos hóspedes. Pedirá o apartamento e nome para acessar)

Status (Se está ativo ou não)

12 - Extras. 

Utilize os extras para criar tudo aquilo que seu hotel tem que não foi previsto nos menus anteriores. Você terá a possibilidade de criar menus extras com os tipos link, menu ou texto. (ver configurações no item 1)



13 - Outro Idioma
É possível criar o MyGuest em vários idiomas. Para isso é preciso duplicar cada ícone para o idioma desejado e fazer as traduções necessárias.
O Botão duplicar copia todas as configurações existentes no ícone principal.


  • Criação de QR Code para o link do MyGuest:

Os produtos que possuem visão cliente podem ser acessados por QR Code, é o caso principalmente do MyGuest

 

Para isso você irá abrir o site:

https://qrcode.webspot.com.br/

Preencher com o link que quer direcionar no campo URL

Os arquivos devem ser enviados aos clientes para que eles coloquem no hotel para acesso do hóspede.

  • O link usado para criar o direcionamento deve iniciar com "https://

Ex.:

https://premier.myguest.digital/ 

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